Ana (Serpa 1977)





Ana, nasceu em Serpa, Portugal, em 1977.

Vai trabalhar na unidade responsável pela negociação da revisão do regulamento financeiro da UE na Direção Geral do Orçamento da Comissão Europeia.

"Quando me inscrevi no estágio da Comissão Europeia foi com o objetivo de satisfazer a minha curiosidade sobre o projecto europeu. Durante o estágio, além de ter aprendido imenso sobre a União Europeia, e o papel da Comissão em particular, descobri também o que é trabalhar num ambiente multicultural e multi-linguista, e nunca mais olhei para trás - fiquei viciada!

Desde 2003, quando estagiei na Direcção Geral Empresas, trabalhei três anos como agente contratual na EuropeAid, responsável pela implementação do Fundo Europeu de Desenvolvimento e agora sou finalmente (!!!) funcionária na DG Orçamento. O que me atrai mais, além da estabilidade que é tão rara nos tempos que correm, é a oportunidade de viver a multiculturalidade, de aprender novas línguas, de viajar com o meu trabalho, enfim, a oportunidade única de ter várias carreiras numa só! E claro, acredito no projecto de União Europeia e trabalhar na sua edificação dá-me um imenso prazer!

Chegar aqui foi uma longa caminhada, uma combinação de trabalho, persistência e alguma sorte! O meu perfil EPSO está cheio de concursos em que me inscrevi só para praticar e acho que a prática, principalmente para a primeira fase de testes computorizados, me ajudou imenso. Acabei por passar o concurso AD para economistas, o primeiro após a reforma do processo de seleção, por isso a grande dificuldade foi a falta de referências, de exemplos para a preparação o que, visto em retrospetiva, não teve muita importância já que o processo de seleção é muito mais abrangente, composto de testes escritos e orais, de exercícios de grupo em que os candidatos têm muito mais espaço para exprimir as suas mais-valias.

Quando recebi os resultados, nem queria acreditar, fiquei em êxtase! Encontrar um posto no contexto atual, foi também um teste de paciência e persistência mas estou contente pela oportunidade de trabalhar numa nova DG, num trabalho em que vou certamente aprender imenso!"

2012-01-31