Questões frequentes


Candidaturas a organismos da União Europeia


Como proceder para  me candidatar?


O primeiro passo é ler atentamente o anúncio publicado em cada vaga e verificar se possui os requisitos exigidos: habilitações académicas, experiência profissional ou outro qualquer. Posteriormente, deve proceder conforme solicitado no anúncio; se for o EPSO a abrir o concurso deve começar por criar conta no sítio EPSO; se for um outro organismo a abrir o concurso, proceda como solicitado no anúncio, provavelmente, enviar o seu CV e uma carta de motivação.

Para onde envio a candidatura?


A candidatura é sempre enviada diretamente para a entidade que abre o concurso. Deve ler-se atentamente o anúncio pois são dadas informações claras e precisas sobre como concorrer. No caso da carreira geral (funcionalismo público comunitário), a entidade que recebe e seleciona é o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO - European Personnel Selection Office).

Não encontrou uma vaga para si?


Se não consegue encontrar nos organismos da União Europeia um emprego adequado para si, pode também tentar o sítio Internet EURES, que divulga empregos em todos os Estados-Membros da União Europeia e não só nos organismos da UE ou qualquer um dos links úteis indicados na barra direita do sítio Internet Trabalhar na UE.

Candidaturas à carreira geral da União Europeia


Como criar uma conta EPSO?


A conta EPSO é o registo eletrónico dos seus dados pessoais e morada de contacto criada pelos candidatos quando pretendem concorrer a um concurso e serve para comunicar entre o candidato e o EPSO. Para criar a sua Conta, clique em "Create your EPSO Account" no sítio EPSO e preencha todos os dados requeridos. Só pode criar uma conta. Se pretende candidatar-se a mais do que um concurso use a mesma conta.

Como determinar a primeira e a segunda língua?


A língua principal ou primeira língua deve ser uma das 23 línguas oficiais da UE e aquela que melhor domina – provavelmente a sua língua materna (pelo menos um nível C 1) mas pode ser outra. A segunda língua tem obrigatoriamente que ser diferente da 1ª e deve ser Inglês, Francês ou Alemão.

Que testes tenho de realizar?


Os testes para concorrer a um concurso geral consistem numa pré-seleção, baseados em CBT -  Computer Based Tests, realizados no país onde vive e na 1ª língua; a segunda fase de testes realiza-se no Assessment Centre, na maioria das vezes em Bruxelas e geralmente consistem na defesa de um case study, num exercício de grupo, numa entrevista estruturada e numa apresentação oral, na 2ª língua escolhida: FR, EN ou DE.

Como preparar-me para os exames CBT?


Treine o máximo que puder, pois a experiência é vital para conseguir obter sucesso nestes testes. Encontra exemplos destes testes no sítio EPSO ou nos sítios recomendados na página preparação e formação no sítio www.trabalharnauniaoeuropeia.eu; a Biblioteca Jacques Delors sediada na Reitoria da Universidade de Lisboa, possui livros de testes que pode consultar e treinar (9h00 – 17h00). Estes testes são realizados na primeira língua.

Onde faço os testes CBT?


A primeira bateria de testes (raciocínio verbal, numérico e abstrato) é realizada no país onde vive; em Portugal, têm sido efetuados em Lisboa, na Universidade Lusófona.

Que devo levar para os testes?


Deve levar apenas a sua identificação (BI ou cartão de cidadão) e cópia do mail recebido do EPSO com confirmação dos testes. Se necessitar calculadora, é-lhe fornecida no local dos testes.

Esqueci-me do dia dos testes, posso marcar outra data?


Não. Se se esqueceu de ir fazer os testes CBT, a sua candidatura será considerada inválida e a sua participação nesse concurso acabou.

Onde fica o Assessment Centre?


A maioria dos Assessment Centres ficam em Bruxelas; receberá uma convocatória na sua conta EPSO para a realização destes testes. Em princípio, receberá uma ajuda monetária para a deslocação ao Assessment Centre.

Posso concorrer a mais do que um concurso?


Em geral, pode candidatar-se a quantos concursos quiser ou puder, de acordo com as suas habilitações. No entanto, note que quando um anúncio se refere a várias áreas, na maioria das vezes só pode candidatar-se a uma delas. O anúncio dirá isto claramente. Por exemplo, se se candidatou ao concurso de Assistente em dezembro, pode candidatar-se a Administrador em março, desde que acabe a licenciatura até final de julho do ano em curso.

Se ficar apurado sou recrutado?


Passar todos os testes e ser um laureado não garante o recrutamento imediato por parte das instituições europeias. Passará a fazer parte de uma lista de reserva, válida por 1 ou mais anos, aonde posteriormente as instituições recorrem quando necessitam um candidato.

Questões frequentes sobre Peritos Nacionais Destacados (PND)


Fale connosco

Telefone211 225 045
        Dias úteis: 10h - 13h

Receba as últimas



Sobre este sítio