Empregos‎ > ‎

Preparação e Formação

Prepare-se para os concursos

No recrutamento para a União Europeia, seja para a carreira geral ou para trabalho temporário, os requisitos e os critérios de seleção são sempre mencionados no anúncio oficial.

Todos os concursos requerem algum cuidado aquando da preparação da candidatura, os concursos para a carreira geral (funcionários permanentes), requerem uma preparação especial e adequada pelo que se aconselha que treine intensamente os teste de raciocínio.

Testes e Livros de Apoio

Para apoiar a preparação às candidaturas para o funcionalismo publico comunitário,  existem testes e livros de apoio em linha e em suporte de papel, que podem ser acedidos, adquiridos ou consultados.

O sítio EPSO – Serviço Europeu de Seleção de Pessoal, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e algumas empresas disponibilizam testes e outras indicações úteis para uma candidatura de sucesso. Também a Biblioteca Jacques Delors situada na Reitoria  da Universidade de Lisboa disponibiliza o acesso a  testes e livros de apoio às candidaturas. 

Tipos de teste que deve treinar:
  • Raciocínio verbal;
  • Raciocínio numérico;
  • Raciocínio abstrato;
  • Teste de julgamento situacional.

Fontes de informação

Consulte aqui a oferta disponível para se preparar para os exames.

Informação sobre os testes e exemplos práticos:
Livros e material de apoio

À  semelhança do que acontece noutros Estados-Membros, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, poderá realizar ações de informação para o recrutamento de funcionários permanentes da União Europeia.

Consulte regularmente a agenda do Centro Jacques Delors para saber quais as datas das próximas sessões.

Acompanhamento dos candidatos portugueses


A Direção Geral dos Assuntos Europeus/Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a REPER – Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, acompanham e apoiam, sempre que lhes for solicitado, os candidatos portugueses ao recrutamento para as instituições da União Europeia. 

Envie-nos um e-mail com as suas dúvidas ou informe-nos da sua vontade de receber periodicamente informações sobre estas oportunidades preenchendo o formulário para o efeito. 

Dicas

Tenha em consideração que:
  • Os concursos para a UE dirigem-se a candidatos: fortemente motivados para o desenvolvimento de uma carreira cheia de desafios; com uma boa capacidade analítica, organizacional e de comunicação; que desejem marcar a diferença e contribuir para a construção europeia; com capacidade para trabalhar numa equipa pluricultural.
  • Se concluir a sua licenciatura até 31 de julho, pode candidatar-se no anterior mês de março para os concursos para AD – Administrador.
  • Quando da apresentação do Curriculum vitae e EPSO account deve descrever as suas habilitações e experiência profissional de maneira clara, concisa mas apelativa de forma a passar a pré-seleção.
  • Quanto mais treinar melhor preparado estará para passar as várias fases do concurso.

Sessões de informação

Tendo em vista contribuir para o objetivo de reforçar a presença de portugueses nas Instituições e Organismos da União Europeia, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors realiza sessões de divulgação, maioritariamente, junto de um universo universitário, no sentido de promover massivamente os concursos europeus, os quais poderão constituir para os jovens com habilitações uma oportunidade de desenvolvimento de uma carreira europeia muito aliciante, bem como informar e apoiar os candidatos para as várias fases do concurso. 

As sessões acima referidas complementam a informação divulgada no sítio Internet www.trabalharnauniaoeuropeia.eu. Se pretende que seja realizada uma sessão no seu estabelecimento de ensino ou ser informado sobre qualquer outro assunto relacionado com esta temática, por favor envie um e-mail para trabalharnaue@ciejd.pt ou contacte-nos pelo telefone +351211225045.

Formação em Bruxelas

A Associação dos Candidatos aos Concursos EPSO para as Instituições Europeias (ACCEU) tem por objetivo ajudar os candidatos na sua preparação para os concursos EPSO. Se precisa de ajuda para se preparar para esses concursos, consulte no seu sítio Internet o calendário das próximas sessões de formação.